domingo, 2 de maio de 2010

A renovação da águia.

Pra refletir:

A águia, a ave que possui a maior longevidade da espécie, chega a viver 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria decisão.

Aos 40 anos, está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta. O bico, alongado e pontiagudo, se curva, apontando contra o peito. As asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil!

Então, a águia só tem duas opções: morrer... ou enfrentar um longo e doloroso processo de renovação, que durará 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar. Então, a águia começa bater com o bico em uma parede, até conseguir arrancá-lo, sem contar a dor que terá de suportar. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, como o qual pode arrancar suas velhas unhas. Quando as novas unhas crescem, ela passa a arrancar as penas velhas. E só após cinco meses, ela sai para o famoso vÔo de renovação e para viver mais 30 anos.

Esta passagem é uma prova concreta de paciência e perseverança.
Em nossa vida, não é diferente; muitas vezes temos que nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação, para que continuemos a voar o vôo da vitória; devemos nos desprender de lembranças, arrumar as gavetas do nosso coração e jogar fora as coisas que não nos fizeram bem, costumes e outras tradições que nos causaram dor.
Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz! (Leonardo Boff)


Ao ler esse texto, além de emocionada, eu fiquei pensativa.
Há certo momentos, em que tantas coisas se acumulam, que vc pensa em desistir.
Há momentos, que tudo que vc precisa, é ficar quieto, resguardado, assim como diz o texto, mas é tão dificil! Essa vida louca de hoje, nos deixa tão distante de nós mesmos, as abdicações são inúmeras, que se é necessário parar.
Talvez falte um empurrão, talvez a vida nos dê inúmeras chances de renovação e não vejamos .. basta que sejamos capazes de entender e perceber que nada do que passou é tão implacável que não possa ser mudado, ou simplismente, ser transformado em lição!
Quando o choro apertar, pare. Chore. Suspire. E voe.

Eu repito, é muuuuuuuito difícil. Mas não é impossivel!
mesmo que vc esteja cansado de tudo, ainda há uma luz, uma esperança.. se vc não se agarrar, a vida simplismente passa...

A partir de hoje, olhemos mais pra dentro de nós mesmos, reflitamos se tudo está em seus lugares e percebamos que agora é a hora da libertação e da renovação!

Pra tds os momentos da minha vida, eu tenho uma música. E a música de renovação é Se me Permites ( Pe Fábio e Roupa Nova). Mesmo que vc não seja católico ( a musica não é direcionada aos catolicos), vale MUITO a pena conhecer pelo menos a letra. =]

" Por certo entenderás, que tu és bem mais que teus erros dos passado"

Essa é a mensagem de hoje. Com o peito mais leve, voem.
bjOzZ ;*

3 comentários:

  1. Essa história é linda! E nos leva a uma reflexão imensa... quantas vezes arranjamos tempo para os amigos, para o trabalho, mas nunca para nós mesmos ? Temos que nos amar acima de qualquer coisa! O caminho para a FELICIDADE é longo, mas nunca devemos desistir! Deus é maior que tudo e temos que ter fé nele, pq todos os obstáculos que aparecem no caminho nos dão algo de bom: o aprendizado e a experiência. Então, vamos viver!

    ResponderExcluir
  2. [b]
    Q coisa linda q vc escreveu!!!!
    Blog muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, Ing!!
    Remete-nos a uma reflexão de verdade.
    Muito bom, muito bom mesmo!! :)

    ResponderExcluir